Você está aqui: FoRC » Notícias » I FoRC Symposium: Advances in Food Science and Nutrition

I FoRC Symposium: Advances in Food Science and Nutrition

Por danielamaia - Difusão

Última atualização em 21/09/2015

FoRC discute avanços científicos em alimentos e nutrição

em seu primeiro simpósio internacional

Pesquisadores vão se reunir na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em São Paulo, no dia 2 de setembro.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fapesp, organiza no dia 2 de setembro o I FoRC Symposium, que tratará do tema “Advances in Food Science and Nutrition”. Pesquisadores de reconhecimento internacional nas áreas de alimentos e nutrição vão apresentar os mais recentes avanços do conhecimento científico nesses campos. O evento será realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e inclui a apresentação de 60 pôsteres, resultados de pesquisas realizadas por membros do FoRC.

Os palestrantes integram o International Advisory Board do FoRC, que tem como função supervisionar as atividades e dar orientação ao FoRC, de forma a aumentar a competitividade da ciência produzida por seus pesquisadores, em nível nacional e internacional. Os cientistas vão discutir no seminário temas que estão alinhados aos quatro pilares que norteiam a atuação estratégica do FoRC: sistemas biológicos em alimentos; alimentos, nutrição e saúde; qualidade e segurança dos alimentos; novas tecnologias e inovação.

Estarão presentes no simpósio os palestrantes Didier Attaix, do Institut Nationale de la Recherche Agronomique (INRA), da França; Robert Buchanan, do Center for Food Safety and Security Systems (CFS3) da Maryland University, dos Estados Unidos; Paul Kroon, do Institute of Food Research (IFR), da Inglaterra; K.P. Sandeep, da North Carolina State University, dos Estados Unidos; e Donald Schaffner, da Rutgers University, dos Estados Unidos.

A abertura será feita pela diretora do FoRC, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, seguida por uma apresentação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, que vai falar sobre os CEPIDs.

“Estamos trazendo ao Brasil cientistas que atuam na fronteira do conhecimento, dando a oportunidade para que nossos integrantes, especialmente os alunos, apresentem e discutam seus trabalhos de pesquisa com essas pessoas”, destaca Adriana Z. Mercadante, professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e uma das coordenadoras do simpósio.

Para proporcionar essa oportunidade de contato com pesquisadores internacionais, os alunos participarão das sessões de pôsteres. “Deixamos um bom espaço para a apresentação de pôster justamente para estimular a troca de informações entre alunos e pesquisadores”, diz. “O simpósio é uma oportunidade de apresentar as contribuições trazidas pelos pesquisadores do FoRC ao avanço do conhecimento científico e tecnológico e também de promover a interação entre os próprios membros do grupo”, finaliza. As palestras do simpósio serão todas proferidas em inglês, sem tradução simultânea.

No dia 3 de setembro, os membros do International Advisory Board e da coordenação do FoRC farão reuniões temáticas fechadas para discutir assuntos de interesse desse Cepid.

Sobre o FoRC – Criado em 2013, o FoRC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Reúne equipes multidisciplinares e infraestrutura laboratorial da USP, Unicamp, Unesp, Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Suas linhas de pesquisa estão estruturadas em quatro pilares: Sistemas Biológicos em Alimentos; Alimentos, Nutrição e Saúde; Qualidade e Segurança dos Alimentos; e Novas Tecnologias e Inovação. Atualmente, 37 pesquisadores integram o FoRC.

*****************************

Atendimento à imprensa: